VALENEWS MARANHÃO || MINISTRO DAS COMUNICAÇÕES LANÇA EM SÃO LUIS SELO COMEMORATIVO EM HOMENAGEM AOS LENÇÓIS MARANHENSES


O ministro das Comunicações esteve em São Luís nesta segunda-feira (16) para o lançar o Selo Comemorativo em homenagem ao reconhecimento do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Em cerimônia na Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) ele falou ainda dos serviços que estão sendo realizados para ampliar a infraestrutura de telecomunicações e conectividade no estado, o que inclui um cabo subaquático para atender a cidade de Alcântara.

Juscelino Filho expressou sua felicidade em retornar ao Maranhão e destacou a importância do reconhecimento dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural da Humanidade. Ele enfatizou a necessidade de cuidar e valorizar as belezas naturais do Brasil e mencionou projetos do Ministério das Comunicações voltados para a inclusão digital e a melhoria da infraestrutura de conectividade e telecomunicações no estado.

Entre as iniciativas em curso estão a instalação de um cabo subaquático de São Luís até Alcântara, o que proporcionará internet com velocidade, estabilidade e eficiência; infraestrutura de fibra ótica para 25 municípios, conexão de internet em mais de 10 mil escolas públicas do Maranhão até o final de 2026 e a necessidade de levar conectividade e cobertura de telefonia para as principais rodovias do estado, especialmente a que liga São Luís a Barreirinhas, o principal acesso aos Lençóis Maranhenses.

O presidente da FIEMA, Edilson Baldez, lembrou que a conectividade em Alcântara é também um pleito da Federação com o objetivo de desenvolver a região. “Para nós é uma satisfação saber que já foram iniciados os serviços de conectividade em Alcântara, com a instalação de um cabo subaquático de São Luís até a cidade onde está instalado o Centro de Lançamento. Essa infraestrutura é crucial para a inauguração da unidade do SESI em Alcântara. Temos ainda a necessidade de avançar em melhorias na travessia da Baía de São Marcos e no acesso à região para fomentar o turismo e a indústria”, disse, agradecendo ao ministro por escolher a FIEMA para o lançamento do selo.

SELO COMEMORATIVO - O selo foi uma solicitação do senador Weverton Rocha. Os Correios, estatal vinculada ao Ministério das Comunicações, farão a impressão de 80 mil exemplares que poderão ser adquiridos na loja Correios Online ou na Agência de Vendas a distância no Rio de Janeiro. A emissão de um selo sobre esse reconhecimento celebra sua paisagem e contribui para a conscientização da população sobre a necessidade de conservação dos patrimônios naturais. Outros patrimônios naturais já receberam homenagem semelhante, como os parques Iguaçu e do Pantanal, a Floresta Amazônica e Fernando de Noronha. 

Participaram da cerimônia de lançamento o superintendente dos Correios no Maranhão, Thiago Serra; o diretor de Administração dos Correios, José Rorício Vasconcelos; o desembargador e filatelista Lourival Serejo; os vice-presidentes da FIEMA: Celso Gonçalo, Cláudio Azevedo e Fábio Nahuz; superintendente da Federação, César Miranda; o superintendente do SESI, Diogo Lima; o diretor regional do SENAI, Raimundo Arruda; presidente da FUMPH, Kátia Bogéa; secretária de Estado de Turismo, Socorro Araújo; presidente da Maranhão Parcerias, Cassiano Pereira Jr; o prefeito eleito de Barreirinha, Vinícius Vale; o prefeitos de Santo Amaro e Humberto de Campos, entre outras autoridades. 

Thiago Serra, diretor de Administração dos Correios, destacou a importância do lançamento de um selo postal em homenagem ao parque e ressaltou que a iniciativa visa promover as belezas naturais do Maranhão e incentivar o turismo na região. Já José Rorício Vasconcelos, diretor de Administração dos Correios, lembrou da relevância histórica do momento, destacando a presença dos Correios na vida dos brasileiros por mais de 360 anos. “Estou orgulho em representar a empresa em um evento que valoriza a beleza natural do Maranhão e a importância do selo como símbolo de reconhecimento e valorização do patrimônio natural”, disse.

 

CASARÃO DA INDÚSTRIA - Durante a cerimônia, o superintendente do SESI, Diogo Lima, fez uma breve apresentação do SESI Casarão da Indústria e enfatizou a importância do equipamento como um marco para o turismo e a cultura do estado, além de destacar as diversas iniciativas do SESI para promover a educação, a inclusão e o desenvolvimento cultural no Maranhão. 

“O SESI democratiza o acesso à arte no Maranhão, trazendo exposições de obras importantes e promovendo a cultura local; amplia o acesso à robótica educacional; foca em inclusão e capacitação de professores para atender alunos com necessidades especiais nas atividades que promove no seu laboratório de práticas em educação; fornece espaço para pequenas companhias de teatro se apresentarem e possui a cozinha-escola mais bem equipada do estado”, explicou Diogo, acrescentando que com a ajuda de tecnologia imersiva, como óculos 3D, quem visita o Casarão da Indústria é guiado por pontos turísticos do Maranhão, incluindo os Lençóis Maranhenses.

 

Da Redação

VALE FM DIGITAL