Maranhão é o 3º estado com maior população indígena do Nordeste, segundo o Censo 2022
O estado possui 57.214 pessoas que se autodeclaram indígenas ou índia.
Maranhão é o terceiro estado do Nordeste com a maior população indígena, segundo dados do Censo do IBGE 2022, divulgados nesta segunda-feira (7). O estado possui 57.214 pessoas que se autodeclaram indígenas ou índia.
O número corresponde a apenas 0,84% da população total do Maranhão, que é de 6.775.152 de habitantes, segundo o último Censo do IBGE, divulgado em junho deste ano.
Uma pessoa indígena é quando ela se declara indígena ou índia. Essa classificação se aplica aos indígenas que vivem em Terras Indígenas (TI) e aos que vivem fora delas.
O Nordeste é a segunda região do país com o maior número de indígenas, com 528.800 pessoas que se autodeclaram. Em relação aos estados da região, o Maranhão fica atrás somente da Bahia, que possui 229.103 pessoas indígenas e de Pernambuco, que conta 106.634.
Em linhas gerais, o Brasil possui 1.693.535 pessoas indígenas, número que representa apenas 0,83% da população total do país. O Maranhão aparece em 8º lugar no ranking geral dos estados brasileiros que possuem índios em meio à sua população.
Mais índios dentro dos territórios indígenas
O levantamento mostra que, nos últimos 12 anos, o Maranhão obteve um crescimento de 40,27% no número de pessoas indígenas vivendo dentro de Terras Indígenas, conhecidas por T.I. O número é em comparação ao Censo de 2010.
Mais de 72% da população indígena do Maranhão vive dentro das Terras Indígenas. Segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), atualmente, o estado possui 20 territórios indígenas e destes, 17 são demarcados.
Para o IBGE, as localidades indígenas compõem um conjunto de Terras Indígenas que foram oficialmente delimitadas por órgãos oficiais como a Funai, que englobam também agrupamentos ou demais áreas que possuem um potencial de ocupação por índios.
Localizada em uma região que compreende as cidades de Jenipapo dos Vieiras (MA), Grajaú (MA) e Barra do Corda (MA), a Terra Indígena Cana Brava/Guajajaras é a mais populosa do Maranhão e uma das dez mais populosas do Brasil. Ela aparece em 8º lugar no ranking nacional.
A área conta com mais de 137 mil hectares e é habitada por uma única etnia, a Guajajara. Dentro da chamada Amazônia Legal, a terra indígena possui 10.662 pessoas que se autodeclaram indígenas. Cerca de 98,50% da população vive dentro da região delimitada.
A Terra Indígena Arariboia é a segunda mais populosa do Maranhão e a 10º do Brasil. Com uma área de 413 mil hectares, a região possui 10.158 indígenas e destes, 98,45% vivem dentro da região delimitada.
Segundo a Funai, a região compreende seis municípios do Maranhão. São eles Amarante do Maranhão (MA), Arame (MA), Bom Jesus das Selvas (MA), Buriticupu (MA), Grajaú (MA) e Santa Luzia (MA).
Além dos índios Guajajara, a região é habitada pela etnia Awa Guajá e pelos Awá isolados. Em junho, um surto de gripe atingiu a comunidade indígena e colocou em risco a saúde da população que vive na área.
A terra indígena também é berço de figuras importantes que se destacam na luta pelos direitos dos povos indígenas. Em destaque, está a primeira ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sônia Guajajara, que nasceu em Amarante do Maranhão (MA), uma das cidades que estão dentro da T.I.
Da Redação
VALE FM DIGITAL