Tocando Agora: ...

VALENEWS CULTURA || 92 anos de João do Vale: Uma Noite de Luz e Memória no Parque João do Vale

Publicada em: 14/10/2025 19:12 -

VALENEWS CULTURA || 92 anos de João do Vale: Uma Noite de Luz e Memória no Parque João do Vale

Sob o céu estrelado do último sábado (11), o Parque João do Vale transformou-se em um santuário de memórias e melodias.

A noite celebrava os 92 anos do poeta do povo, e seu filho, João Aurélio, estava lá para colher o afeto que o pai semeou. "João do Vale continua sendo a nossa grande inspiração", disse Wescley Brito, presidente da FUP, ecoando a voz que unia passado e presente.

Adler, São Luís, trouxe histórias vivas da amizade que cultivou. "Cancelei um show em São Luís para vir aqui", confessou, emocionado.

Lembrou de visitar o cemitério pela manhã e encontrar uma prima de João, de 96 anos, cantando suas músicas. "Ele era também um fotógrafo. Sua imaginação e arte retrataram fotografias. Você ouve 'Pisa na Fulô' e vê a onça bebendo água no riacho de Pedreiras".

A plateia descobria novas camadas do mito. Cris Leal compartilhou: "Consegui hoje conhecer músicas que não conhecia. Ouvir esses pedaços da história nos faz lembrar o homem que levou Pedreiras para o mundo". Francisco Pereira observou: "Apresente João do Vale a qualquer geração - quem não gosta é quem não conhece".

Entre o violão de Josivan e a sanfona de Indio Sanfoneiro, versos de Joaquim Carvalho e vozes da Escola de Música Gadelha, a noite tecia sua magia.

Subiram ao palco também Garrincha, Manuel Santana, Jamilson Jansen, fã de João, sintetizou: "João do Vale deve ser reverenciado por todos nós. Esta celebração era necessária".

Manoelzinho da FUP, comandou o stand de exposição sobre a vida e obra do poeta aniversariante.

E assim, enquanto Teresa Parga, prima do homenageado, testemunhava entre a plateia, o carcará cantou novamente no parque.

Não como grito de guerra, mas como canção de ninar para novas gerações, provando que a cultura de Pedreiras permanece viva - fotografada em versos e melodia para a eternidade.

A vereadora Waldirene Silva, parabenizou a FUP e a Prefeitura pelo evento e destacou:

“Muito bom celebrarmos João do Vale, com histórias inéditas ao publico, significa que temos muita coisa ainda pra conhecer do “poeta do povo”.

 

Fonte: ASCOM-FUP

 

Da Redação

VALE FM DIGITAL 🌐

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...