O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) anunciou uma mudança nos serviços de registro e emplacamento de veículos zero km no estado. A partir de agora, esses processos se tornam totalmente digitais, facilitando a vida dos proprietários e agilizando as etapas burocráticas.

Segundo informações divulgadas pelo órgão, o serviço de emplacamento, que antes demandava até duas semanas para ser concluído, agora pode ser finalizado no mesmo dia.

Confira abaixo o passo a passo para realizar o procedimento:

  1. Acesse o site oficial do Detran-MA e clique na aba “Primeiro Emplacamento Digital”.
  2. Na página seguinte, você encontrará orientações detalhadas sobre o serviço. Se estiver de acordo, clique na opção “1º Emplacamento Digital – Clique Aqui”.
  3. Será aberta uma nova aba para que você faça o upload da nota fiscal do veículo ou insira a chave de acesso fornecida.
  4. Em seguida, valide a sua biometria conforme as instruções apresentadas.
  5. Agora, clique em “Cadastrar” e escolha a opção “Novo Emplacamento”.
  6. Insira os dados solicitados, como a nota fiscal do veículo, seu endereço e escolha uma sequência disponível de placa, se desejar.
  7. Escolha também a estampadora de sua preferência para a confecção da placa.
  8. Por fim, efetue o pagamento de todas as taxas em uma única transação. Você pode optar por realizar o pagamento via PIX ou até mesmo cartão de crédito, com a possibilidade de parcelamento.
  9. Após a confirmação do pagamento, aguarde a instalação da placa em seu veículo e o recebimento do documento. Você será notificado por SMS, e-mail e/ou terá acesso ao documento na Carteira Digital.

Da Redação

VALE FM DIGITAL