MAIS DE 80% DOS TURISTAS VIERAM
AO MARANHÃO PARA LAZER NO PERÍODO DO SÃO JOÃO, REVELA PESQUISA
A PESQUISA FOI REALIZADA PELO OBSERVATÓRIO DO TURISMO DO ESTADO.
Pesquisa do
Observatório do Turismo do Maranhão revelou que durante o período de São João
81,42% dos turistas entrevistados vieram ao estado exclusivamente para lazer.
De acordo com a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, o dado reforça
a assertividade das ações de divulgação da festa. Ela ressaltou que um grande
trabalho de promoção do destino foi realizado este ano, incluindo o lançamento
oficial do São João 2023 para operadores de turismo e agentes de viagem do
estado de São Paulo.
“81% veio se divertir, fazer
lazer, o que significa que o lançamento do destino para o São João foi
perfeito. A gente teve um resultado muito grande, porque normalmente quando se
faz pesquisa em determinados momentos, o resultado é que as pessoas vêm a negócios,
vêm para outras atividades e o lazer se insere no destino. Mas eles vieram para
o São João, então a nossa divulgação foi perfeita”, observou.
A secretária Socorro Araújo
destacou ainda que o resultado é fruto de uma construção realizada com muito planejamento
que também incluiu viagens a feiras de turismo, como a WTM Latin America em São
Paulo e a BNT Mercosul em Santa Catarina. Ela afirmou que esse trabalho precisa
ser realizado de forma permanente e que o governo maranhense tem feito as ações
necessárias para desenvolver o turismo.
“Esse resultado não é de um de
uma hora para a outra, esse trabalho é um processo, é um trabalho que vem
acontecendo e foi intensificado com o governador Carlos Brandão. A gente
observa que o investimento no turismo gera um retorno rápido, e esse
investimento o governador está fazendo porque ele quer trazer desenvolvimento
econômico para o nosso estado”, afirmou.
A pesquisa do Observatório do
Turismo do Maranhão mostra que 32,45% dos turistas entrevistados vieram ao estado
com amigos, 29,79% com familiares, 21,53% com cônjuge, 13,27% sozinhos e 2,95%
em casal com filhos. O levantamento também revelou outras cidades que os
turistas aproveitaram para conhecer durante as festividades de São João:
Barreirinhas (55,45%), Santo Amaro (19%), Alcântara (4,36%), Carolina (4,05%),
Tutóia (2,49%) e Raposa (1,87%).
Segundo a secretária Socorro
Araújo, a atração de quase 80% dos turistas por Barreirinhas e Santo Amaro é
esperada por integrarem os Lençóis Maranhenses. Ela esclareceu ainda que a
região da Chapada das Mesas, da qual a cidade de Carolina faz parte, concentra
maior fluxo de visitantes agora no mês de julho, por conta das férias.
“Pela proximidade que temos
com o Tocantins e o Pará, tanto no período de férias quanto nos feriados, temos
um fluxo bem grande nessa região da Chapada das Mesas. Já os Lençóis
Maranhenses é candidato a patrimônio mundial, então as pessoas que vêm ao
Maranhão normalmente querem conhecer os Lençóis. O importante é que conheçam o
Maranhão, e todos os nossos atrativos estão sendo muito visitados”, pontuou.
Outro ponto de destaque da
pesquisa é o meio de transporte empregado para a chegada à capital maranhense.
O principal meio empregado por turistas foi o aéreo, correspondendo a 65,19%
dos entrevistados; o segundo meio mais empregado foi o uso de carro próprio com
16,22%; o ônibus foi utilizado por 10,32%; carro alugado por 3,24%; e
transporte turístico, como van ou ônibus fretado, por 2,95%.
“O Observatório faz essas
pesquisas e isso também direciona nossas políticas públicas. Essas discussões
vão crescendo porque a gente sempre está discutindo isso entre os órgãos do
governo e entidades. Isso tudo é um processo, como o aumento do fluxo de voos
porque as companhias aéreas, a partir do momento que elas observam que estão
sendo mais demandadas, colocam mais voos. E a questão rodoviária é a mesma
coisa”, observou a secretária Socorro Araújo.
Sobre o Observatório do Turismo
O Observatório do Turismo do
Maranhão consiste em uma rede de dados e informações acerca do turismo cujo
objetivo é ser um instrumento de planejamento e gestão para contribuir com o
desenvolvimento do turismo no estado, canalizando discussões e meios de
pesquisa com o trade, municípios, instituições de ensino e comunidade em geral.
Criado em 2016, o projeto foi elaborado em referência ao planejamento
estratégico de turismo do Maranhão, sendo inserido no contexto do Programa de
Monitoramento e Informação para abranger os polos turísticos do estado.
Este ano, durante o mês de
junho e início de julho, foram coletadas informações de turistas e moradores de
São Luís sobre a festança junina. Os dados integram a Pesquisa de Demanda
Turística do São João do Maranhão 2023 e permitem conhecer o perfil dos
visitantes e nível de satisfação. As informações são utilizadas para
planejamento estratégico e também para a discussão de políticas públicas
voltadas ao turismo.
Fonte: CENTRAL DE NOTÍCIAS
Da Redação
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